201411.06

Fim de ano está chegando, e o que não falta são planos e as tradicionais promessas para quem não quer perder a oportunidade de começar algumas coisas novas. O pessoal inventa de tudo, e essa criatividade chega a ser até engraçada muitas vezes, de tão diferente dos planejamentos criados. Parece que a abertura de um novo ano tem uma magia toda especial, onde o mês de Janeiro é, com certeza, um dos meses em que mais encontramos nossos amigos e pessoas próximas, passando por diversas situações de certo modo surpreendentes.

É aquele amigo gordinho que entra na academia para ficar em forma, ou aquele tio que promete que vai parar de fumar e beber, ou então aquelas metas como de algum colega de faculdade que almeja ler mais de 100 livros em só ano. A ideia não é só observar os planos que os outros fazem e sair por aí criticando ou apoiando. O importante é aproveitar esse tempo para também se permitir algumas novidades em sua própria vida.

Muitas famílias, por exemplo, se programam para mudar de casa assim que o ano virar, e a expectativa é de que o novo lar possa marcar um novo começo, ou um recomeço sobre muitas das áreas da sua vida, ou simplesmente um novo tempo de aprendizagem.  O legal é saber aproveitar essa virada, para renovar suas esperanças e não somente entrar no clima de mudanças mas também, se posicionar de uma forma diferente para que isso possa realmente acontecer.

Mudança de casa

Faça-uma-mudança-organizada-o-quanto-antes. Para você que deseja mudar de casa, a virada do ano é sim o tempo perfeito para realizar isso, até porque, você conseguirá acertar todas as coisas sem que haja uma maior preocupação com o trabalho. Muita gente vai querer questionar, pois pensar no trabalho de mudar de casa nas férias, possa marcar um tempo sem diversão justamente na única época em que se pode relaxar.

Mas é preciso pensar pelo melhor lado, porque todo mundo sabe que ficar na expectativa de mudar e precisar esperar mais tempo, é muito agoniante, e se você puder realizar isso justamente no período das férias, a garantia de que você evitará muito mais dores de cabeça e estresse durante o ano seguinte todo é muito maior. Abrir mão de um único mês de folga pode te ajudar a organizar seu novo lar com maior calma, além do relaxamento que te trará por resolver uma situação que tem tanta importância.

Largando vícios

Maneiras-de-realmente-começar-a-largar-o-vício.Não adianta nada você encher a cara no dia 31 de Dezembro ou sair fumando todos os maços de cigarro possíveis, para depois da virada se determinar em não consumi-los mais. Só quem tem o vício, sabe que larga-lo é uma tarefa muito difícil, e se você não for muito forte e estiver acompanhado de pessoas que te ajudem, realizar isso vai se tornar quase impossível.

A ideia neste caso, é antes da própria virada de ano, você já preparar seu corpo para receber mudanças de hábito. Se o seu objetivo é parar com algum vício, o aconselhável é que você comece diminuindo as doses antes mesmo da virada, e o grande teste será justamente nessa época em que temos tempo de sobra para aproveitar pensar neste tipo de coisa. Começando a se controlar a partir de um mês e meio antes de seu início de promessa, o processo para limpar seu corpo (especialmente drogas lícitas) se tornará muito mais agradável e o sofrimento pela abstinência tende a ser bem menor. Ainda que diminua a frequência antes de definitivamente parar, é muito difícil realmente parar quando chegar a hora, por isso, o ideal é você não estipular uma data para acabar com esse vício ou para começar um novo tempo sem ele, mas sim abrir mão de seu uso cada vez mais, e aos poucos você começa a largar a dependência ou o costume.

Para todas as outras atividades, é preciso ter foco. Se você fizer um planejamento que te condicione a cumprir com seus objetivos, pode ter certeza que as chances dessa nova atividade dar errado são enormes, e para evitar isso, é totalmente essencial se preparar com antecedência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *