201804.12

Conservar utensílios de porcelana é uma tarefa necessária para manter a beleza de produtos tão sensíveis intacta.

Para ajudar você, com esse processo delicado, separamos algumas dicas para você não ter problemas em conservar os seus utensílios de porcelana.

Confira, neste artigo o que pode ser feito para que  isso fácil e simples. Acompanhe a seguir!

A beleza da porcelana

Quando se fala sobre a decoração de casas, saiba que vários aspectos devem ser considerados, desde as cores das paredes até as porcelanas que serão usadas, tanto como utensílio, quanto como apelo estético.

As porcelanas são um material que reúne muitas características positivas tais como versatilidade, beleza e elegância, por isso são tão desejadas para dar um toque de charme para os lares.

Porém saber cuidar delas é algo primordial para conseguir manter a sua alta durabilidade, por se tratar de um material tão delicado.

Quais os principais cuidados para conservar utensílios de porcelana?

Agora que você sabe que os utensílios de porcelana merecem cuidados especiais, está no momento de saber quais são esses cuidados. Confira:

Tirar a poeira

Geralmente quem possui produtos de porcelana os usa somente em ocasiões mais especiais, por causa da fineza do material, além disso, diversas porcelanas são repletas de adornos e detalhes especiais.

Tanto por causa delas não serem usadas com muita frequência, quanto por causa dos pequenos adornos que podem decorá-la; elas podem facilmente concentrar bastante pó.

Para remover o pó acumulado é preciso que você tenha em mãos tecido de microfibra seco, ele consegue retirar de maneira efetiva o pó ao invés de espalhar eles pelo produto.

Outra maneira de conservar seus utensílios de porcelana é usando escovas de cerdas macias nos detalhes e cavidades dos ornamentos feitos com esse material.

Guardar no local adequado

Por causa da sensibilidade da porcelana não é recomendado que você guarde ela no mesmo local que condiciona as suas louças de uso diário. Prefira sempre um local reservado para colocar somente este material.

O lugar escolhido para essa finalidade deve oferecer fácil acesso as pessoas de preferência de altura mediana, onde a sua porcelana possa ser colocada ou retirada com facilidade.

Leve sempre em consideração que lugares altos ou de difícil manuseio sempre apresentam um risco maior de acidentes, que podem prejudicar um membro da sua família ou quebrar toda a sua porcelana.

Uma boa dica é separar utensílios iguais e guarda-los sempre juntos, como por exemplo, as xícaras com seus próprios pires e pratos fundos todos juntos. Em uma mudança residencial o indicado é buscar por ajuda para não prejudicar esse tipo de objeto.

Evite variação de temperatura

Outro cuidado no momento de conservar seus utensílios de porcelana é com a temperatura que você usa para limpar estes utensílios. Mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar bastante esse material, causando descascamentos.

Por isso lave aos utensílios de porcelana sempre com água na mesma temperatura do local onde eles serão condicionados.

Outra coisa que deve ser observada é que dependendo do acabamento no utensílio, como os banhados em metal, é inadequado usar água quente para lavá-lo.

Quando é necessário lavar a porcelana

Para conservar utensílios de porcelana é importante saber como limpá-los, uma ótima maneira de fazer isso é respeitando algumas regras:

  • Não usar lã de aço, comente uma esponja macia;
  • Sempre usar um detergente suave e neutro no momento da lavagem;
  • Não usar nenhum produto químico pesado para a limpeza deste produto.

Cuidado com riscos e manchas

É comum o aparecimento de manchas e riscos em materiais de porcelana, principalmente quando os utensílios são usados com muita frequência.

O que poucas sabem é que é possível retirá-los sem estragar os utensílios. Para isso você pode apostar no uso de bicarbonato de sódio, que possui efeito abrasivo sobre a superfície da porcelana.

Basta esfregar uma esponja com este material e pronto o seu utensílio de porcelana estará perfeito como sempre.

Fique atento ao levar a porcelana ao forno, micro-ondas ou máquina de lavar

O recomendável é nem utilizar esse tipo de equipamento para a limpeza da porcelana, evitar ao máximo o uso deles é a melhor coisa a se fazer.

Agora que você sabe como conservar seus utensílios de porcelana, pode usar esses objetos tranquilamente sem medo de estraga-los.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *