201506.29

Lá está você, tranquilamente vivendo num imóvel que você alugou após uma longa e minuciosa procura. Já está todo decorado e com a sua cara: as cortinas que você escolheu, um quadro aqui, outro ali, os tapetes escolhidos de acordo com o tamanho da sala, assim como os móveis (alguns, inclusive, você trocou para que combinassem melhor com a nova casa). As plantas que você escolheu com todo carinho levando em conta a intensidade da luminosidade e da ventilação daquele lugar… e de repente… o proprietário pede o imóvel de volta.

“Se meu mundo caiu…” O mundo caiu? EXPLODIU, isso sim!! E agora?? A lei manda o proprietário dar um mínimo de trinta dias para o inquilino desocupar a residência mas ele pode dar mais – mas que proprietário dá mais que trinta dias?? “O meu não deu! Estou lascado!” Serão trinta dias de rodízio entre uma imobiliária e outra, conversas com os vizinhos (quem sabe tem outro apartamento disponível ali naquele prédio mesmo?), com os amigos, com os parentes, com os colegas… Mas pelo visto, a busca vai levar mais do que o prazo. E agora? Levo tudo pra um guarda-móveis? Ou vendo tudo e volto pra casa dos pais?

Plano de emergência

universitario-se-preocupar-em-encontrar-guarda-moveis.Na verdade, a ideia do guarda-móveis é muito boa. Realmente é muito difícil conseguir procurar um outro local para morar num prazo tão curto já que, em geral, estamos sempre atarefados com outras coisas (trabalho, estudo, ambos…) e, além de não termos muito tempo para dedicar à busca pelo novo endereço que nos seja mais adequado, o susto do cancelamento da locação tira nossa cabeça de órbita. Esse é um risco que todos assumem quando alugam um imóvel, mas nunca pensamos que pode acontecer… até que acontece. E justo quando já estávamos totalmente habituados àquele lugar.

Particularmente em cidades universitárias, existem épocas do ano em que é praticamente impossível encontrar um bom lugar, ou então encontrar um bom lugar com um preço compatível. Nas épocas de formaturas e de vestibular, o rodízio de moradores estudantes é gigantesco, e é quando muitos daqueles que já se estabeleceram na cidade mudam de endereço pelas mais diversas razões. É também quando chegam muitos estudantes de fora, recém-aprovados nos exames de seleção. As imobiliárias fervilham de pessoas procurando imóveis para alugar e isso faz os proprietários se empolgarem e subirem os preços.

E se você mora numa cidade universitária e receber o pedido de devolução do imóvel nessa época, pode acreditar: tem um grande problema em mãos. Vai ser bastante complicado encontrar um lugar adequado para suas necessidades (e gostos também, por que não?) a um preço razoável. Claro que vale a pena procurar por um pois não é uma missão impossível – mas se chegar a uma semana do fim do prazo e você ainda não tiver encontrado um novo endereço, não dê bobeira: procure um bom guarda-móveis e deixe suas coisas lá antes que o prazo acabe de vez pois você ainda vai precisar pintar o imóvel todo (lembra?). A menos que o proprietário abra mão disso face o transtorno que está causando a você; mas não conte muito com isso.

E depois?

Com suas coisas guardadas e a salvo, você terá mais liberdade para procurar a nova casa. Até lá, você pode ficar hospedado num hotel, pensão, hostel ou casa de amigos ou parentes e procurar comais calma. A vantagem é que com isso você pode esperar até que a época de grande procura por imóveis termine. Em épocas de baixa temporada de aluguel, os valores de locação podem apresentar reduções, inclusive dos bons imóveis, e essa é uma grande oportunidade para você.

Contratar-o-servico-de-guarda-moveis-essencial.Caso o cancelamento ocorra numa época de baixa temporada, é provável que, mesmo na correria, você consiga encontrar outro imóvel mais rapidamente, ainda entro do prazo, e não seja necessário guardar seus pertences num guarda-móveis, mas mesmo assim, não deixe de ter alguns destes serviços em mente, caso seja necessário. Já faça orçamentos de uma vez e procure saber da reputação de cada um. Assim, se precisar contratar um em caráter de emergência, não precisará correr atrás desses detalhes em cima da hora.

A vantagem de deixar tudo num guarda-móveis é que a própria empresa realiza o transporte deles tanto para o galpão quanto para o novo endereço, já que se trata de um serviço prestado, em geral, por empresas de mudanças. Logo, os preços são bastante competitivos e compensam a preocupação que você teria se tivesse que deixa-los, de forma improvisada, em outro lugar. Pode parecer um gasto a mais, mas a tranquilidade que ele dá não tem preço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *